Pais e mães de autistas e profissionais de clínicas que atendem a esse público se uniram em um protesto em João Pessoa na manhã desta sexta-feira (08). Eles reivindicam a retomada e ampliação dos atendimentos às crianças atípicas.
Conforme apurado, famílias de crianças atípicas tiveram seus atendimentos suspensos devido a problemas em algumas operadoras de planos de saúde, como a Unimed JP e Smile Saúde. Há relatos até mesmo de desrespeito a liminares que foram conquistadas na Justiça para garantir o atendimento.
As reivindicações do protesto de hoje são para que as crianças sejam atendidas conforme as suas necessidades. De acordo com os representantes do protesto, várias clínicas foram descredenciadas pelas operadoras dos planos de saúde, o que acabou prejudicando o atendimento e acompanhamento.
Segundo informações recebidas, atualmente cerca de mil crianças que eram atendidas pela Smile Saúde estão sendo prejudicadas pela falta de atendimento. Já pela Unimed JP, mais de 1.200 crianças estão sem atendimento adequado.
Em resposta, a Unimed afirmou que a instituição terá uma clínica própria a ser inaugurada no primeiro semestre deste ano com capacidade para atender até 700 beneficiários.