Autismo: A batalha é contra o preconceito

Dia da conscientização sobre o tema é nesta terça

-

Celebrado nesta terça-feira (02), o Dia da Conscientização sobre o Autismo, uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal. Porém, terapias adequadas podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.

Veja também: Apresentador de TV sofre tentativa de assalto em JP

O Blog do Flávio Fernandes conversou com a psicóloga e terapeuta Vitória Linhares para entender o diagnóstico, e com Gerlane Ferreira, mãe do pequeno Keven Emanuel, de 5 anos, para falar dos desafios enfrentados no cotidiano.

De acordo com Vitória Linhares, o diagnóstico precoce é essencial para o tratamento e destaca que o autismo não é uma doença.

“O tratamento por volta dos dois ou anos pode influenciar no nível de suporte que a criança vai precisar. O autismo é subdividido em três níveis e quanto maior for o nível, maiores suportes a criança e/ou indivíduo vai precisar. Seja na socialização, na comunicação, alguns são verbais, outros não verbais. Então, quanto maior a atenção com o assunto, melhor para o indivíduo”, destacou a psicóloga, que também destaca o papel da escola no cotidiano de uma criança autista.

Veja também: Centro Cultural São Francisco tem entrada gratuita, em JP

“A escola tem um papel muito forte: qualificar os profissionais, dispor de palestras tanto para os colegas, quanto para os pais. Quando a escola traz esse assunto, ele deixa de ser um tabu”, afirmou.

Para Gerlane Ferreira, a sociedade não está preparada para receber uma criança autista.

“Os desafios são diversos, desde a não compreensão, muitas vezes pelos nossos familiares, a não busca de conhecimento pelo assunto. Uma sociedade que tem muito preconceito e não busca conhecimento”, revelou.

Gerlane descobriu os sinais do Transtorno do Espectro Autista (TEA), no filho ainda aos 6 meses. Ela destaca que Keven nunca correspondia às brincadeiras, aos sinais e sempre se interessou pelas rodas do carrinho e não pelo próprio carro.

Foto: Arquivo Pessoal

“Quando ele completou 8 meses, parecia que eu era transparente dentro de casa. Ele não correspondia a nada que nós fazíamos. Até entender os sinais, o desespero batia e eu não sabia o que fazer.”

Gerlane destaca que o trabalho ajudou a descobrir qual tratamento era necessário para a saúde de seu filho, porém, devido às intensas terapias, foi preciso abrir mão de seu trabalho para focar em seu filho e com isso as críticas não pararam.

“Quando ele nasceu, eu já trabalhava em uma faculdade. E foi graças ao trabalho que consegui levá-lo à terapia. Mas para poder acompanhá-lo com mais frequência, eu tive que pedir demissão.”

Foto: Arquivo Pessoal

Para ela, muita coisa ainda precisa ser feita. Porém, a luta contra o preconceito é o maior obstáculo.

“É bem complicado, a sociedade começa a atacar em qualquer atitude que eles pensam que não é para ser. A sociedade nos vê como uma pessoa sem sentimento. Eu costumo dizer que quando a gente não sabe acolher a dor do próximo, a gente fica bem caladinho”.

Ao ser questionada sobre seu maior sonho, Gerlane reforça que tenhamos mais políticas públicas voltadas às crianças autistas e que as pessoas não vejam apenas como uma forma de ganhar dinheiro.

Foto: Arquivo Pessoal

“Espero que toda essa luta não seja em vão, que a causa autista não seja uma moeda de troca como é atualmente. Espero que as pessoas tenham mais empatia e que venham trabalhar o autismo com amor.”

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o TEA.

Últimas

Alysson promete internet de graça para baixa renda

Segundo ele, famílias são excluídas por não terem acesso à internet

Pedro Pereira de Sousa Neto lança o romance “Dois Sonhos: Primeiro Sonho”

O lançamento acontecerá no Centro Histórico de João Pessoa

Nelinho comemora realização de cirurgias em Cacimba de Dentro

Os procedimentos foram realizados no Hospital Luiz Olegário

PT de Cuité homologa candidaturas

Everaldo do Sindicato será o candidato a prefeito e terá Roseano como vice

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui