Paraíba encerra ciclo de debate sobre PAES

O novo modelo será implementado na PB ainda em 2024

-

Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou, nessa segunda-feira (8), a última Oficina de Pactuação dos Fluxos Assistenciais por Referência da Programação da Atenção Especializada em Saúde (PAES) que consiste em definir, quantificar e orçar as ações e serviços de saúde no estado. A agenda ocorre até esta sexta-feira (12), no Litoral Hotel, em João Pessoa.

O evento conta com a participação do Conselho Estadual de Saúde (CES-PB), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems), e do Ministério da Saúde (MS). A SES encerra o ciclo de três oficinas discutindo com os secretários municipais, gestores e técnicos da 1ª macrorregião de Saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, explica que as oficinas têm como objetivo reorganizar a Programação da Atenção Especializada em Saúde. O debate junto aos municípios possibilita que eles conheçam a rede de atenção especializada do estado e assim possam realocar pacientes, destinando-os aos serviços de referência ofertados em outras cidades.

“Dessa forma, conseguiremos agilizar ainda mais a nossa assistência, garantindo que o usuário tenha acesso ao serviço de qualidade, com um atendimento especializado. E a Paraíba é um dos primeiros estados a avançar nessa discussão, onde, a partir do que foi construído aqui na oficina, poderemos reformular antiga Programação Pactuada Integrada que existe desde 2010, e agora passa a ser PAES, trazendo-a para a nossa realidade e contexto atual. Com isso, avançaremos ainda mais na regionalização da Saúde da Paraíba”, frisou.

A SES iniciou as oficinas em Março, com a primeira delas sendo destinada a 3ª macrorregião e a segunda, realizada em já Abril, com a 2ª macrorregião de Saúde. Em todas as agendas, os municípios de João Pessoa e Campina Grande – principais executores da assistência em Saúde – apresentaram os serviços e a capacidade de suas respectivas redes aos gestores e secretários presentes.

Para o secretário de Saúde de João Pessoa, Luiz Ferreira, a pactuação vai contribuir para desafogar a atenção básica e aperfeiçoar a alta e média complexidade na Capital. “Estamos muito satisfeitos com as oficinas que possibilitam a discussão sobre a Atenção Especializada. É preciso entender que, se o básico for distribuído de forma igualitária, nós conseguiremos aperfeiçoar os serviços mais complexos, oferecendo qualidade e agilidade para os pacientes, principalmente aqueles que não são de João Pessoa”, pontuou.

A presidente do Cosems, Soraya Galdino, destacou que a nova PAES trará melhorias tanto para as secretarias municipais, quanto para a população. “Esse dia entra para a história da Paraíba. A conclusão dessas oficinas trará uma nova estruturação para a Saúde do nosso estado. Juntos, secretaria de Saúde com o Cosems e o Governo Estadual, teremos forças para fazer o SUS avançar cada vez mais”, explicou.

Representantes das secretarias estaduais do Mato Grosso do Sul e do Rio Grande do Norte participam da oficina com o intuito de conhecerem a forma como está sendo debatida a nova pactuação na Paraíba e assim, replicar o formato em seus estados. O novo modelo de pactuação será implementado na Paraíba ainda em 2024.

Últimas

Alysson promete internet de graça para baixa renda

Segundo ele, famílias são excluídas por não terem acesso à internet

Pedro Pereira de Sousa Neto lança o romance “Dois Sonhos: Primeiro Sonho”

O lançamento acontecerá no Centro Histórico de João Pessoa

Nelinho comemora realização de cirurgias em Cacimba de Dentro

Os procedimentos foram realizados no Hospital Luiz Olegário

PT de Cuité homologa candidaturas

Everaldo do Sindicato será o candidato a prefeito e terá Roseano como vice

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui