Sítio na PB reúne pegadas de dinossauro e gravuras

Pesquisadores dizem que é inédito ter marcas próximas umas das outras numa área

-

Pesquisadores brasileiros identificaram um local no sertão da Paraíba com características até então inéditas: a presença conjunta de pegadas de dinossauros e arte rupestre. Essa descoberta única sugere uma interação precoce entre povos originários da região e os vestígios pré-históricos.

As gravuras, feitas por povos que habitaram a região antes da chegada dos europeus, foram encontradas próximas às pegadas de dinossauros, mas nunca sobrepostas aos registros fósseis.

Isso indica que as comunidades locais já valorizavam e interagiam com os vestígios pré-históricos, conforme publicado na revista científica Scientific Reports, e divulgado pela Folha de S. Paulo. O trabalho foi liderado pelo arqueólogo Leonardo Troiano, vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mas atuando de forma independente.

O local da descoberta, conhecido como Serrote do Letreiro, na cidade de Sousa, Paraíba, é historicamente reconhecido pela abundância de vestígios pré-históricos. Embora a presença de arte rupestre na região seja comum, esta área recebeu menos atenção em comparação aos registros paleontológicos.

Últimas

Alysson promete internet de graça para baixa renda

Segundo ele, famílias são excluídas por não terem acesso à internet

Pedro Pereira de Sousa Neto lança o romance “Dois Sonhos: Primeiro Sonho”

O lançamento acontecerá no Centro Histórico de João Pessoa

Nelinho comemora realização de cirurgias em Cacimba de Dentro

Os procedimentos foram realizados no Hospital Luiz Olegário

PT de Cuité homologa candidaturas

Everaldo do Sindicato será o candidato a prefeito e terá Roseano como vice

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui